quinta-feira, 8 de março de 2007

Que um Homem Tenha a Força de ser Sincero

Neste momento sei o que procuro, mas não encontro. Mas tenho paciência, pois dia encontrarei. Nesse dia irei saber usufruir com todo esplendor e os seus sabores serão requintados, dos mais nobres que a natureza dispõe…


Que um Homem Tenha a Força de ser Sincero

"A maior parte das pessoas, seduzidas pelas aparências, deixam-se tomar pelos engodos enganadores de uma baixa e servil complacência; tomam-na por um sinal de uma verdadeira amizade; e confundem, como dizia Pitágoras, o canto das sereias com o das musas. Crêem, digo eu, que produz a amizade, como as pessoas simples pensam que a terra fez os Deuses; em lugar de dizerem que foi a sinceridade que a fez nascer como os Deuses criaram os sinais e as potências celestes. Sim! É de uma força tão bruta que a amizade deve provir, e é de uma bela origem a que tira de uma virtude que dá origem a tantas outras. As grandes virtudes, que nascem, se ouso dizê-lo, na parte da alma mais subida e mais divina, parecem estar encadeadas umas nas outras. Que um homem tenha a força de ser sincero, e vereis uma certa coragem difundida em todo o seu carácter, uma independência geral, um império sobre si mesmo igual ao exercido sobre os outros, uma alma isenta das nuvens do temor e do terror, um amor pela virtude, um ódio pelo vício, um desprezo pelos que se lhe abandonam. De um tronco tão nobre e tão belo, não podem nascer senão ramos de ouro."
Baron de Montesquieu, in 'Elogio da Sinceridade'

2 comentários:

Melissa disse...

Vanda, que todos nós tenhamos força de sermos sinceros. A sinceridade sem medo, sem o receio de ser nocauteada a qualquer momento...
Beijo e feliz dia da mulher!

Anónimo disse...

Sinceridade é tudo, moça. E fiquei encantada com o texto dali de baixo, do dia 06. Você escreve tão docemente... parabéns, viu? Beijos.

ps: também adoro conversar com você.